Projeto de Decreto Legislativo nº 4 de 24 de Julho de 2025

Identificação Básica

Matéria Legislativa

Projeto de Decreto Legislativo

4

2025

24 de Julho de 2025

Concede o título de Cidadã Montenegrina Honorária a Sra. Marinalda Nicolau Brognoli.

a A
Concede o título de Cidadã Montenegrina Honorária a Sra. Marinalda Nicolau Brognoli.
     
      Art. 1º. 
      É concedido o título de Cidadã Montenegrina Honorária à senhora Marinalva Nicolau Brognoli (Maria Ká), pelos relevantes serviços prestados à comunidade montenegrina, especialmente na área de empreendedorismo, enquanto símbolo de resistência, sabedoria e empoderamento, inspirando outras mulheres a acreditarem em si mesmas, a lutarem por seus espaços e empreenderem com o coração.
        Parágrafo único. 
        A outorga do título realizar-se-á em Sessão Solene, agendada e organizada entre a Câmara de Vereadores e a homenageada.
          Art. 2º. 
          Constitui parte integrante deste Decreto Legislativo, o anexo contendo o histórico da homenageada.
            Art. 3º. 
            Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.


              VEREADORA ANA PAULA MACHADO
              PODEMOS

                ANEXO I

                Marinalda Nicolau Brognoli, conhecida como Mari Brognoli, nasceu em Jacinto Machado, interior de Santa Catarina. Filha de Aldo Brognoli e Noemia Nicolau Brognoli, cresceu em meio à simplicidade da vida na roça, aprendendo desde cedo os valores da terra, da fé e da família.

                Aos 18 anos, casou-se com Murilo Zanatta e, juntos, iniciaram uma nova etapa no Rio Grande do Sul. Em 2011, mudaram-se para Montenegro, onde começaram a vida como agricultores.

                Em 2014, mesmo em meio aos desafios da maternidade e da rotina simples do interior, Mari deu um novo passo: começou a vender semijoias como sacoleira. Com uma pequena maleta de brincos, nascia não apenas uma nova fonte de renda, mas o início de uma grande missão. O que parecia um “extra” deu origem à Maria Ká Acessórios, uma marca autoral que hoje alcança mulheres em todo o Brasil e até fora dele, levando beleza, identidade e propósito.

                Ao longo da jornada como empreendedora, Mari entendeu que por trás de um negócio próspero, precisa existir uma mulher fortalecida e posicionada. Iniciou então um profundo caminho de autoconhecimento e transformação, formou-se em Conhecimentos Sistêmicos, Psicanálise Integrativa, Marketing e Vendas, Liderança Sistêmica e Terapia de Ativação Energética Feminina Sistêmica. Assim, nasceu uma nova vocação: ajudar outras mulheres a se reconectarem com a própria potência.

                Surge, então, o Instituto Reconectar Feminino, um movimento que une consciência sistêmica, autoestima e propósito. Mari acredita que não existe um CNPJ forte com um CPF fraco e sua missão é ajudar mulheres a ativarem seu poder, reconstruírem sua identidade e prosperarem em todas as áreas da vida.

                Trouxe para Montenegro e região os conhecimentos que transformaram sua própria vida e criou o maior evento de Mentalidade, Empreendedorismo Sistêmico e Feminino do Rio Grande do Sul: o Reconectar Experience, que acontece no dia 11/10, voltado para mulheres que desejam se reconectar com sua força feminina e transformar, a partir de si, seus negócios, suas relações e família.

                Mari é muitas em uma: mulher, cristã, esposa, filha, amiga, mentora, empresária e terapeuta. Mas seus maiores motivos sempre foram seus filhos Maria Eduarda, Pedro e Larah Brognoli Zanatta para que eles saibam que quem sonha pode realizar e transformar o mundo à sua volta, independentemente do cenário, desde que caminhe com fé e confiança. Afinal, Deus só nos permite enxergar aquilo que temos capacidade de realizar.

                Minha base é a fé.
                Minha motivação é a família.
                Minha missão é mostrar a muitas outras que sim, é possível.