Decreto Legislativo nº 300, de 28 de março de 2022
ANEXO I
CURRÍCULO
Deise Fabiana Lange Vicente, nascida em 15/09/1972, natural de Machadinho/RS, é filha de Ernesto Emílio Lange e Irma Lange, sendo a mais nova dos 11 filhos do casal.
Deise se formou em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e foi condecorada com a láurea acadêmica ainda quando tinha 22 anos. Por ser primeira de sua turma, recebeu uma bolsa de estudos para estudar na Ajuris, Escola Superior da Magistratura. Foi aprovada no concurso para Juíza e tomou posse com 23 anos, sendo considerada a Juíza mais nova do Estado do Rio Grande do Sul.
Deise veio para Montenegro no ano de 22/12/2003, e atuou como titular na 2ª Vara Cível e após, na 2ª Vara Criminal, além de já ter exercido as funções de Juíza substituta nas demais Varas da Comarca e Diretora do Foro de Montenegro. Dra. Deise também é reconhecida por articular a vinda do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) para a nossa Comarca e por incentivar projetos dentro da Justiça Restaurativa, como as oficinas de parentalidade, círculos restaurativos e encontros de constelação familiar.
Após 17 anos de serviços prestados a Montenegro, Deise se despede da Comarca para trabalhar em Porto Alegre, mas sua atuação não será esquecida. Ao longo deste período, desempenhou com brilhantismo suas funções e angariou o respeito e a admiração de toda a comunidade e daqueles que com ela trabalharam. Sua folha de serviços prestados não só ao Município, mas também à região, é amplamente reconhecida.
A preocupação em atender as demandas dos processos e a consciência de mitigar a morosidade do Judiciário, além do tratamento de respeito e empatia com o próximo, sem discriminação, a colocam em lugar de destaque dentro da comunidade jurídica.
Esta iniciativa, portanto, visa não só prestar uma justa homenagem a Deise Fabiana Lange Vicente, mas também nos honrar ao reconhecer como montenegrina de direito, quem de fato já o é com tanto orgulho, dedicação e espírito público.