Decreto Legislativo nº 319, de 21 de fevereiro de 2025

Identificação Básica

Norma Jurídica

Decreto Legislativo

319

2025

21 de Fevereiro de 2025

Concede o título de Cidadã Montenegrina Honorária a senhora Iony Terezinha Bündchen, pelos relevantes serviços prestados à comunidade montenegrina.

a A
Concede o título de Cidadã Montenegrina Honorária à Senhora Iony Terezinha Bündchen, pelos relevantes serviços prestados à comunidade montenegrina.

    O VEREADOR TALIS ROMEU POHREN FERREIRA, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTENEGRO.
    Faço saber que a Câmara Municipal aprovou, nos termos do artigo 15, inciso XXI, da Lei Orgânica do Município, e eu promulgo o seguinte

    D E C R E T O L E G I S L A T I V O:

      Art. 1º. 
      É concedido o título de Cidadã Montenegrina Honorária à senhora Iony Terezinha Bündchen, pelos relevantes serviços prestados à comunidade montenegrina, sobretudo nas áreas de educação e esportiva.
        Parágrafo único. 
        A outorga do título, realizar-se-á em Sessão Solene, agendada e organizada entre a Câmara de Vereadores e a homenageada.
          Art. 2º. 
          Constitui-se parte integrante deste Decreto Legislativo, anexo contendo o histórico da homenageada.
            Art. 3º. 
            Este Decreto Legislativo entra em vigor na data da sua publicação.

              Câmara Municipal de Montenegro, 21 de fevereiro de 2025.

              REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE:
              Data Supra.


              Ver. TALIS FERREIRA,
              Presidente.


              ANDRÉ LUÍS SUSIN,
              Secretário Geral.


              Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Percival de Oliveira.

                Anexo I

                Histórico da Professora Iony Terezinha Bündchen

                Iony Terezinha Bündchen, filha de Arlindo Teobaldo Kayser e Helena Hoefler Kayser, nasceu em 15/09/1952, no município de Chapecó, Santa Catarina. É a primeira na ordem de seis filhos. Aos doze anos mudou-se para Montenegro, com sua família, fixando residência no Bairro Timbaúva. Casou-se com Sereneu Bündchen (falecido), no ano de 1979, e tiveram um filho, Max André Bündchen. 

                Em 1974 concluiu o Curso de Magistério, na então Escola Normal São José e no ano de 1975 iniciou suas atividades como docente. A Professora Iony lecionou em várias escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino: E.R. Bello Faustino dos Santos (24/05/1975 a 16/03/1976), na localidade de Fortaleza e E.R. Pedro João Müller (17/03/1976 a 19/08/1979), em Costa da Serra.

                Iony é graduada em Administração Escolar, Orientação Educacional e Pós-graduada em Gestão Escolar.

                No ano de 1979, Iony passou a desempenhar suas funções na Escola Estadual de Ensino Fundamental Yara Ferraz Gaia, onde foi Professora, Orientadora Educacional, Vice-diretora e Diretora, até a sua aposentadoria em 11/08/2015. 

                Enquanto diretora da Escola Yara Gaia, Iony teve muitas conquistas como: fomentar a aliança entre a Escola e a Família, trazendo os pais dos alunos, a Comunidade Escolar e local para dentro da Escola. Sempre teve grande apoio do Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar, que eram super atuantes em todas as atividades e eventos realizados no Educandário. Foi através desta união e engajamento que a Escola recebeu a tão sonhada ampliação, onde a Escola de madeira deu lugar ao prédio de alvenaria.

                Através dos Programas das Notinhas, do Governo do Estado, foram instalados condicionadores de ar-split em todas as salas de aula, secretaria, biblioteca, cozinha e refeitório, além da aquisição de vários equipamentos e material pedagógico que alavancaram a qualidade do ensino da Escola que sempre se destacou no Município e no Estado do RS por ser referência na área da Educação. 

                Também, através do engajamento ao Programa de Educação Fiscal desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Montenegro, a Escola foi
                premiada no I Concurso Nacional de Educação Fiscal, participando, através de relato de experiências de um Encontro Internacional de Boas Práticas em Educação Fiscal, em Brasília.

                Iony também é muito querida e estimada não só no Bairro Timbaúva, mas em toda Comunidade Montenegrina, por ser atuante e participativa. Sempre participou dos campeonatos de bolão em Clubes da cidade, tendo sido, inclusive, Presidente do Clube Grêmio Gaúcho.

                Através do pensamento de Raul Seixas: ¨Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é realidade”, Iony define suas metas e conquistas como gestora de escola pública, que extravasaram os muros da Escola e ultrapassaram os limites do Município de Montenegro.